Movimento no porto de Viana do Castelo cresceu 6% em 2017

O movimento de mercadorias no porto de Viana do Castelo atingiu, em 2017, as 415 mil toneladas, mais 6% do que no ano anterior, sendo que as exportações representaram 82% do movimento global, informou hoje a administração portuária.

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) afirmou que com o aumento da carga transportada registado em 2017, o porto da capital do Alto Minho “retomou a rota de crescimento”,

A APDL justificou ainda que o aumento de 5% nas exportações face a 2016, com “o incremento da movimentação de carga geral fracionada e de granéis sólidos”.

Segundo a APDL, “de janeiro a dezembro de 2017, o porto de Viana do Castelo registou uma média de cerca de 35 mil toneladas de mercadorias transportadas por mês, com o equipamento eólico, o papel, o caulino e o asfalto a destacarem-se como as principais cargas movimentadas”.

“O Porto de Viana do Castelo dispõe de capacidade instalada e de condições para satisfazer as exigências da procura, que o habilitam para quebrar a tendência de decréscimo registada nos últimos anos. É nossa convicção que 2017 foi o ano de viragem para a retoma de uma trajetória de crescimento sustentável”, afirmou administração da APDL, citada na nota.